top of page
Serve360 logo with tag.png

RENAISSANCE SÃO PAULO HOTEL

ESG 2024

Asset 1_4x.png

▶ Os embaixadores do Renaissance contribuiram
com 10.565 horas de serviço voluntário em 32 ações
realizadas no ano de 2022.

As ações realizadas resultaram na doação de 370 quilos de alimentos e 4.296 itens, incluindo doações de sangue, fraldas, produtos de higiene pessoal, roupas, brinquedos e móveis.

▶ OBJETIVO MARRIOTT: Até 2025, 80% dos hotéis administrados terão participado de atividades de serviço comunitário.
Até 2025, 50% das franquias terão participado de atividades de serviço comunitário.

▶ OBJETIVO MARRIOTT: Até 2025 contribuir com
15M de horas de serviço voluntário para apoiar as prioridades da nossa empresa e estratégia de engajamento com a comunidade.

Crianças e Jovens: 50% das horas dos nossos voluntários vão apoiar causas das crianças e jovens, incluindo pessoas em situação de vunerabilidade, desenvolvendo suas habilidades, empregabilidade e apoiando sua vivacidade.

▶ A Rena Week do Bem, a Black Friday do Renaissance São Paulo Hotel, com viés social, que prevê a doação de 10% do valor dos itens vendidos para instituições.

As doações realizadas através da "Rena Week do Bem" já somaram mais de R$ 27.000, beneficiando instituições como a Fundação Amazonas Sustentável, o Amparo Maternal e o Instituto Fazendo História. Essas doações contribuíram para apoiar as atividades dessas instituições e promover o impacto positivo nas comunidades atendidas por elas.

Asset 2_4x.png

▶ Atualmente, no Renaissance São Paulo Hotel, as mulheres representam 57,31% dos cargos de liderança, 60% dos cargos gerenciais e 50% dos cargos executivos, totalizando 47,32% do quadro geral de funcionários.
Premiações: Categoria Ouro do Prêmio WEPs - Empresas Empoderando Mulheres, pela UNU Mulheres (2021; 2022); 19ª Melhor Empresa para Mulheres trabalharem no Brasil pelo Great Place to Work Brasil (2022).

▶ OBJETIVO MARRIOTT: Até 2023, alcançar a paridade de representação de gênero para a liderança global da empresa.

▶ Há 3 anos o Renaissance São Paulo Hotel realiza o curso de capacitação Marriott Career Initiative, um programa que visa desenvolver os jovens para o mercado de trabalho.
Em 2023, realizamos uma parceria com o Instituto Unidown
e recebemos um grupo de 9 jovens, os quais participaram de 5 aulas práticas abrangendo diversas áreas do hotel, tais como cozinha, recepção, eventos, banquetes e governança.

▶ O Comitê de Diversidade e Inclusão do Renaissance São Paulo Hotel teve início em 2020 e atua em 7 frentes com o objetivo de criar ações e implementar medidas e mudanças em relação à diversidade e inclusão, 50+, Equidade de Gênero, Étnico-Racial, LGBTQIA+, PcD, Primeira Infância e Green Team.
Premiações: J. W. Marriott Jr. Diversity Excellence Award 2022; Programa Global de Equidade no Trabalho, da Human Rights Campaign (2021) e 11ª Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil pelo Great Place to Work Brasil (2022).

▶ OBJETIVO MARRIOTT: Até 2025, investir pelo menos US$ 35 milhões para aumentar e aprofundar programas e parcerias que desenvolvam habilidades de hospitalidade e oportunidades entre jovens, populações diversas, mulheres, pessoas com deficiência, veteranos.

Asset 3_4x.png

▶ O Renaissance São Paulo possui dois poços artesianos, um método sustentável e natural, que capta a água de forma menos agressiva ao meio ambiente e elimina o risco de desperdício na 
distribuição e consumo consciente.

O Renaissance São Paulo Hotel reduziu em 40%
a intensidade de água nos últimos 9 anos, ultrapassando em 25% a meta operação estabelecida.

▶ O Renaissance São Paulo Hotel obtém 100% de sua energia a partir de fontes renováveis, certificada com o I-REC, garantindo uma pegada de carbono zerada.
Atualmente 99% da propriedade possui iluminação a LED, e investiu em um sistema de telemetria e automação que controla automaticamente o sistema central de ar condicionado, ajustando o consumo de acordo com os padrões ideias de operação, otimizando o uso de energia elétrica. 

▶ A propriedade recicla todos os materiais recicláveis e possui um biodigestor que processa 300 kg de matéria orgânica por dia e gera um efluente rico em nutrientes, que pode ser descartado pelo sistema de esgoto ou utilizado como água de reúso, resultando em uma redução de 90% no volume de resíduos destinados a aterros.
Relação de materiais destinados a reciclagem em 2023:

» Reciclagem de vidro: 4.381 kg
» Reciclagem de metal:  174 kg
» Reciclagem de diversas: 42.199 kg

» Reciclagem de papel: 12.469 kg
» Reciclagem de plástico: 457 kg
» Resíduos orgânicos bidigestor: 37.078 kg


Economia de Recursos Naturais:
» Quantidade de árvores que deixaram de ser cortadas: 565
» Quantidade de Recursos Naturais economizados: 5.258 kg

» Quantidade de novos produtos produzidos: 320 kg

▶ OBJETIVO MARRIOTT: Reduzir a pegada ambiental em 15%, 30%, 45% e 50% em seu portifólio até 2025.
Água: Reduzir a intensidade de água em 15%
Carbono: Reduzir a intensidade de carbono em 30%
Desperdício: Reduzir em 45% o descarte de resíduos em aterros e 50% de desperdício de alimentos.
Energia renovável: Atingir um mínimo de 30% de uso 
de eletricidade renovável.

▶ O Renaissance São Paulo Hotel disponibiliza 
gratuitamente para seus hóspedes e clientes um 
carregador elétrico para carros, contribuindo para 
a redução das emissões de gases de efeito estufa, 
promovendo a mobilidade sustentável e apoiando 
a transição para energias renováveis.

▶ Os materiais gráficos em papel do hotel possuem 
certificação FSC (Forest Stewardship Council), 
garantindo que a madeira seja ecologicamente 
adequada e esteja em conformidade com as leis 
em mais de 75 países.

▶ Em 2023, o Renaissance São Paulo Hotel enviou para reciclagem 99.402 cápsulas de café de alumínio. As borras de café são reutilizadas na produção de composto fertilizante e o alumínio é 100% reciclado.

▶ Para diminuir o consumo de plástico, as embalagens descartáveis de sabonete, shampoo e condicionador foram substituídas por dispensadores fixos.

▶ O Green Team é um grupo de embaixadores voluntários responsáveis por implementar práticas e redução de desperdício e realizar treinamentos de conscientização.

▶ O fornecimento sustentável minimiza o impacto ambiental e maximizar o impacto social positivo em nossa cadeia de suprimentos para o benefício da sociedade e do planeta. 
O Renaissance São Paulo Hotel compra 100% dos seus hortifrutis de empresas locais. No restaurante Terraço Jardins 25% dos vegetais são de cultivo orgânico. Os peixes e frutos do mar são adquiridos pelo restaurante de forma responsável, com o objetivo de preservar a saúde dos oceanos e da vida marinha. 100% dos ovos in natura consumidos no hotel são de produtores cage-free (livre de gaiolas).

▶ O Renaissance São Paulo Hotel doou, em 2023,
1.990 kg para a plataforma "Comida Invisível",
certificada pela FAO/ONU, com o selo Save Food.

A plataforma Comida Invisível conecta empresas com ONGs e pessoas que necessitam de doações de alimentos em condições de consumo com quem precisa deles. O objetivo principal é combater a fome e reduzir o desperdício de alimentos. Através do Comida Invisível, o hotel tem a oportunidade de contribuir para a distribuição de alimentos excedentes de forma eficiente e sustentável, ajudando a combater a fome e o desperdício.

▶ OBJETIVO MARRIOTT: Consumo responsável de 95% das nossas 10 principais categorias prioritárias até 2025.
Fornecimento responsável: Até 2025, obter de forma responsável 95% nas 10 principais categorias.
» As 10 principais categorias prioritárias incluem: proteínas animais (incluindo carne bovina e aves) água engarrafada, suprimentos de limpeza, cacau, café, amenidades nos apartamentos, produtos de papéis, peixes e frutos do mar, açúcar e artigos têxteis.
» A Marriott International está comprometida em fornecer 100% de nossos ovos de produtores cage-free (livre de gaiolas) em todas as operações globais para todos os proprietários, gerenciados e franquias até o final de 2025.

Requisitos/avaliações do fornecedor:
» Até 2023, exigir que todos os fornecedores contratados nas 10 principais categorias forneçam informações sobre sustentabilidade do produto, incluindo impactos sociais e de direitos humanos.
» Até 2025, MI exigirá que todos os fornecedores contratados centralmente forneçam essas informações.
Fornecedores locais: Até 2025, obter localmente 50% de todos os produtos.
Móveis, utensílios e equipamentos: Até 2025, garantir que as 10 principais categorias de produtos fornecidas estejam no nível superior do Mindclick Sustainability Assessment Program (MSAP) para Marriott.

Asset 4_4x.png

▶ O Renaissance São Paulo Hotel atingiu em 2023 a meta de 100% dos associados com o treinamento realizado sobre Tráfico de Pessoas, Respect for All e BIAS (viés inconsciente) e Harassment (Assédio).

▶ OBJETIVO MARRIOTT: Até 2025, 100% dos funcionários dos hotéis terão concluído o treinamento em direitos humanos, incluindo conscientização sobre tráfico de pessoas, políticas e práticas de recrutamento e fornecimento responsável.
Compartilhar o treinamento e os recursos desenvolvidos pela MI e seus parceiros da comunidade, expandindo ao setor para criar maior conscientização, enquanto desenvolve treinamentos e recursos atualizados para atender às necessidades em evolução e às tendências emergentes.

▶ O Renaissance São Paulo Hotel é signatário da Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas.
O movimento do setor privado que une esforços e recursos por meio da conscientização e mobilização, em busca do fim da violência contra mulheres e meninas, além de promover o programa Ângela, uma assistente virtual desenvolvido pelo Instituto Avon, que oferece atendimento gratuito via mensagens atendimento a mulheres em situação de violência. Entre os serviços oferecidos, estão atendimento psicológico, orientação jurídica, doações e auxílio transporte para locais seguros, como abrigos temporários e redes públicas de acolhimento e proteção.

▶ OBJETIVO MARRIOTT: Até 2025, aprimorar ou incorporar critérios de direitos humanos em nossa políticas de recrutamento e fornecimento e trabalhar com a nossa indústria para abordar os riscos de direitos humanos na fase de construção.

▶ OBJETIVO MARRIOTT: Até 2025, promover um mundo pacífico por meio de viagens, investindo pelo menos USD 500.000 em parcerias que impulsionam, avaliam e elevam o papel das viagens e do turismo na compreensão cultural.

bottom of page